Os professores acabaram com minha reputação

Desde que comecei a estudar para o concurso do Ministério da Fazenda – Receita Federal, eu entrei num curso preparatório intensivo para esse concurso. Chegando lá, só vi um amigo conhecido, mas ele não passou nem 3 dias estudando. Não conhecendo ninguém, nem querendo conhecer alguém, não fiz amizades, sempre entrei na sala mudo e sempre saí calado. Tampouco nunca fui de fazer perguntas, sempre fiquei na minha, já que não havia nem necessidade, a minha sala pergunta tudo que é necessário e desnecessário[principalmente].

Não imagino o que o povo pensava de mim. Imagino que fossem os adjetivos mais estranhos e obscuros possíveis. Eu era o anti-social de lá. Quando interagia com alguém, era simpático, sem deixar de ser anti-social, sem a mínima pretensão de criar laços de amizade. Acho que não sei o nome de 10 pessoas de lá, e os que sei foi porque o professor perguntou, já que eu nunca tinha dado um oi a alguém sem ser em resposta.

Nos intervalos, de vez em quando fazia algum lanche rápido [recentemente descobri que lá na rua tem uma senhora que faz deliciosas tapiocas de frango com queijo, verduras e orégano, hmmm] e, quando a sala permitia [me sentia num inverno siberiano, a sala fazia um frio que nem sempre o casaco que eu levava aguentava], retornava para estudar um pouco enquanto o professor não voltava. Se não estava estudando, o mais provável é que estivesse catucando o celular, já que por ele dá pra falar com quem eu realmente conheço e me comunico.

Pois bem, depois de um mês nesse ‘esforço’ para não fazer muitos contatos, no último sábado chegou o professor de direito constitucional Augusto Alves. Ele, ótimo professor, com aulas sempre empolgantes e engraçadas, gosta que os alunos leiam os artigos e os incisos da cosntituição em voz alta e, para isso, sempre chamava alguém para puxar a leitura. O último escolhido tinha sido Toni, um cara que deve ter 5 vezes mais massa muscular que eu e sempre vestia alguma camisa do Sport. O professor decidiu inovar e escolheu logo quem? ‘Seu nome, por favor?’ – ‘Ugo..’ – ‘Ugo, tua vez de puxar a leitura. Comece!’. E aí lascou. Não que eu não tenha gostado, eu sempre lia de qualquer jeito. Augusto passou a aula toda me chamando, fazendo brincadeiras com a minha idade, com meu cabelo, com tudo. No final da aula, todos sabiam meu nome e meu disfarce como anti-social tinha caído. Maldito!

Para completar, chego eu no domingo às 8h30 de la matina no NUCE pra ver a aula de direito administrativo de Michel Marçal, professor nem-tão-empolgante-assim que se encarrega de dar aula nessa penosa manhã de domingo. Eu, que tinha ido à segunda noite do Abril Pro Rock 2009 e chegado em casa pouco após as 3h30, estava quase dormindo em aula. Foi difícil ficar acordado, mas nada que uma lata de coca-cola no intervalo não ajudasse. Quando voltamos à aula, o professor escolheu alguém da sala pra abrir um restaurante fictício. Quem foi o escolhido? Advinha… E tome o meu nome sendo usado no meio da sala. E tome todos conhecendo o anti-social indefeso, que pouco poderia fazer.

Depois desse fim-de-semana sendo popular, na segunda-feira já estavam chamando meu nome e puxando conversa comigo, que beleza! A casa caiu, três porquinhos. O anti-social já era, não tem nem pra onde correr. Só me resta responder educadamente a todos lá da sala e ir mantendo a simpatia, porque o disfarce de anti-social já era, que pena. =(

Ugo.

David Bowie – Alladin Sane [muito bom, principalmente ‘Let’s Spend the Night Together’]

4 pensamentos sobre “Os professores acabaram com minha reputação

  1. Moflis,

    Tá teu pai aí de prova. Tu sabes o apelido dele no colégio Sao Luis? Pergunta…O sangue nao nega, antipático à força, porém sem nada dela. Deixe-se desmontar, meu caro.. ¿para que serve ser anti-social?

    Eu.

Deixe um comentário

